ESTRATÉGIAS DE MARKETING – (SEO ON PAGE)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Neste Post , irei abordar algumas estratégias de marketing (SEO On Page) essenciais para aumentar o tráfego e lucratividade de seu blog/site. Essas  são estratégias de Marketing básicas que todo blogueiro, seo, profissional da web deveria saber. Eu considero que depois das estratégias para acerta na escolha do nicho de mercado , as estratégias de seo são as mais importantes.

O que são estratégias de marketing On Page?

Essas são as técnicas, de forma resumida, que são realizadas internamente em seu blog ou site, para uma melhor otimização e que permita aumentar a relevância perante aos buscadores. Como por exemplo, meta tags, URL, títulos, etc.

estrategia de marketing

Confira a seguir um resumo das estratégias On Page que podem ser introduzidas imediatamente em seu site, para começar a trazer resultados significativos em pouco tempo.

Estratégia de Marketing ( URL )                                                                    

Apesar de grande parte das pessoas já saberem que uma URL precisa ser diferente da outra, muitas ainda pecam, permitindo a presença de vários números confusos, que apenas as máquinas conseguem identificar.

estrategia de marketing- url

Uma URL baseada em uma boa estratégia On Page precisa do mínimo de caracteres possível; a quantidade reduzida de separadores e não para por aí: ela precisa ter a informação correta, sem deixar nenhum tipo de dúvidas.

Não pense que reunir em uma URL todos esses tipos de informação é uma tarefa impossível, pelo contrário, é muito mais simples do que você imagina.

A primeira coisa a fazer é verificar qual será o suporte disponível na plataforma do seu site para as URLs amigáveis. No WordPress, por exemplo, é possível marcar uma caixa de diálogo de maneira muito simplificada para resolver a questão.

Não se esqueça da importância de acabar com os separadores, colocando o seu site exatamente na raiz do diretório.

Dessa forma, utilize: www.seusite.com.br/seu_site apenas se houver realmente a necessidade de incluir o “seu_site” na página inicial, pois esse separador acaba reduzindo o peso das outras palavras da URL do seu site.

Outra dica importante é utilizar a URL amigável em todas as suas páginas. No lugar de uma URL automática que poderia ser algo do tipo: “www.seusite.com/post2.htm”. O ideal é transformar em uma URL amigável, como por exemplo: “www.meublog.com/estratégias-de-seo”. Para a criação desse tipo de URL, utilize o hífen para separar cada palavra.

Estratégias de Marketing (TÍTULO) 

Chegamos ao tópico que representa uma das partes mais importantes das estratégias On Page: o título.

estrategias de marketing- titulo

Antes de qualquer coisa, indicamos acessar o Google Webmasters Tools, pois a ferramenta do Google ajuda a analisar informações fundamentais acerca dos títulos, com todos os fatores que podem ajudar ou atrapalhar.

Para começar a otimizar o seu site, você precisa começar pelo título, que deve ser diferente em cada uma das páginas. Dessa forma, ficaria algo como: SEO Marketing | Seu site e em outro título: Ferramentas SEO | Seu Site. Apesar de os dois títulos possuírem o nome do site, cada um deles leva o leitor a um determinado assunto e conteúdo de cada página, aumentando o posicionamento nos mecanismos de busca.

Estratégias de Marketing – (META TAGS DESCRIPTION E KEYWORDS)

 Meta Description

É uma parte essencial, pois será responsável pelo “resumo” que os leitores encontrarão sobre determinada página do seu site.

estrategia de marketing- meta description

Elas não devem ser duplicadas para uma boa utilização, assim, cada página devera ter a sua própria Meta Description. Além disso, você não deverá ultrapassar a quantidade de 160 caracteres. Você pode chegar até esse número, mas nunca ultrapassar.

A Meta Description descreverá o que aparecerá abaixo de determinado título nas buscas orgânicas da sua página, e é fundamental que ela seja clara, direta e resuma de maneira atraente qual é o assunto. Além disso, precisa contar também com a palavra chave trabalhada no título.

 Exemplo de Meta Description

Palavra chave: dicas de seo

[ Quer colocar o seu site nas primeiras páginas do Google e conquistar o sucesso do seu site? Descubra aqui dicas de SEO incríveis que farão toda a diferença em seu negócio. Não perca tempo, pois enquanto você pensa em clicar nesse link, muitas pessoas conquistam o sucesso através das nossas dicas de SEO.]

Veja que essa Meta Description nem precisou chegar ao número de 160 caracteres, mas que mesmo assim foi eficiente, pois além de ser direta, desperta o interesse do leitor que busca pelo tema, cria uma sensação de urgência, e, além disso, inclui a palavra chave: “dicas de seo” duas vezes.

Meta Keywords

Nesta tag, não menos importante, colocamos as palavras que têm relação com o texto. Vamos supor que faremos a otimização desse tópico sobre “Estratégias On Page”. Poderíamos usar: “on page, on page seo, otimização on page.”

estrategias de marketing- palavras chaves

Mas atenção! O uso de repetições pode causar punições para a sua página, já que os algoritmos do Google estão cada vez mais atentos às estratégias de SEO que não se preocupam com a relevância, mas sim com formas quase robotizadas de se posicionar.

O ideal é tentar colocar o mínimo possível de keywords, pois quanto maior a quantidade, menor será a relevância que o Google passará a dar para o seu conteúdo. Usar, por exemplo: on page, on-page e outros termos mudando apenas a grafia não é indicado.

Lembre-se de separar cada keyword com vírgulas, e, além disso, destacar ao longo do texto essas palavras com o uso do negrito.

Estratégias de Marketing (TAGS H )

É incrível, mas para muitas pessoas as tags h servem apenas para a organização visual do texto. Não acredite nessa ideia, pois elas têm funções que vão muito além do que a simples ordem textual.

estrategias de marketing- TAG H

As tags <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6> são entendidas pelos algoritmos do Google, como um índice de importância em níveis do conteúdo de cada subtítulo.

Quando usamos a tag <h2> com o subtítulo: “DICAS DE SEO”, nada mais é do que uma indicação para os algoritmos que esse termo é o mais “importante” do conteúdo depois do título, e assim, as pessoas que buscam sobre assuntos relacionados a ele, serão apresentados ao seu texto.

Se você visitar outros sites e reparar que não há o uso das tags h, não interprete que é uma ferramenta inútil, pelo contrário, comprove com isso que você pode sair na frente da concorrência e classificar a relevância de diferentes níveis separados por tags h do seu texto.

Lembre que a <h1> é sempre a mais importante, seguida depois pelas outras tags.

 iai gostou do conteúdo ?

Deixe seu comentário, contribuição/sugestão.

Próxima postagem , tratarei mais sobre o assunto..

Abrass. 🙂

Deixe uma resposta