NICHO DE MERCADO – INTRODUÇÃO

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Filament.io 1 Flares ×

Olá guerreiro/a!

Nesta série de posts irei abordar um tema de extrema relevância: Nicho de Mercado. Quero destaca aqui a grande importância em debater sobre o assunto, afinal esse é à base de qualquer negócio tanto na internet como no mercado “convencional”. Sendo assim, ignorar essa importante etapa é o mesmo que colocar todo o projeto futuro em risco.

NICHO DE MERCADO

Acerte Em Seu Nicho de Mercado …

A intenção dessa serie é proporcionar uma boa noção sobre nicho de mercado e os aspectos que relacionam com o mesmo. Pois percebo que quando se trata de nicho de mercado tem pessoas que carregam muitas dúvidas e infelizmente se frustram com  os resultados simplesmente por cometerem erros básicos.

NIchos

Primeiramente quero agradecer pela sua presença aqui em meu blog “supremo empreendedor”, e dizer que meu objetivo e repassar meu humilde conhecimento a quem precisa, por que eu bem sei como é difícil começar e não ter ajuda de ninguém (rsrsrs), mas também gostaria muito de aprender com você. Acredito que através dessa reciprocidade conseguiremos ir longe.

Não vou me alongar muito aqui explicando, só fiz essa introdução para que você se situasse melhor no assunto, pois irei tentar expor o conteúdo de uma maneira diferente e não muito convencional. O que irei abordar aqui será uma síntese com alguns complementos do que abordei em meu ebook “ Enigma do nicho perfeito- O segredo dos empreendedores Digitais”. Recomendo a leitura do mesmo, pois trato muito detalhes importante para quem deseja se situar e aperfeiçoar no tema nicho de mercado.

Então, vamos lá!

NICHO DE MERCADO

NICHO DE MERCADO 

Vamos agora conhecer um pouco sobre nicho de mercado.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar algumas vezes sobre nicho de mercado. Mas apesar de ser um tema bastante falado frequentemente em vários blogs, poucos sabem ao certo o seu significado.

AFINAL O QUE É UM  NICHO DE MERCADO?

 Definição e conceito de nicho de mercado:

 

Antes de falar propriamente a definição do nicho relacionado ao mercado, vou te explicar o porquê desse termo e o porquê da relação ao mercado.

Se você pegar alguns dicionários e pesquisar o que é um nicho, você encontrará resultados parecidos com:

Nicho é um tipo de cavidade aberta em uma parede( geralmente usada em igrejas para colocar alguma imagem, enfeite, urna…).

Outra área que usa esse termo também é a ecologia, que refere-se  o nicho como uma parte de um habitat, que tem condições específicas, e também o modo como uma determinada espécie vive (suas características peculiares).

Agora vamos ao nicho que nos interessa, o nicho de mercado (rsrsrs) o raciocínio é o mesmo dos anteriores, você irá perceber que o que eu estou tentando te explicar e justamente a cavidade ou uma característica peculiar , porem voltado ao mercado, em outra palavra o nicho de mercado é : a cavidade aberta no mercado ou uma característica peculiar de um mercado.

Se preferir pode assistir esse vídeo que falo sobre o que é nicho de mercado!

 Te expliquei o raciocínio, agora te passar uma definição mais técnica.

O nicho de mercado pode ser considerado como um segmento para um público definido.

Especialistas em administração e marketing definem nicho de mercado como uma porção especifica e geralmente pequena com necessidades bem especificas e em sua maioria consumidores muito exigentes.

A exploração de um nicho de mercado precisa ser bem estudada, pois exige competência, dedicação e muita atenção. O principal erro das pessoas que querem montar um negocio é justamente aqui, pois antes de fazer um estudo e uma projeção futura do que elas podem tirar da brechinha do mercado, elas já pensam no dinheiro que querem ter imediatamente em sua conta bancária a todo custo…Só Lamento!!!  Fracasso na certa!

Vejam algumas das medidas a serem tomadas:

SABER DEFINIR QUAIS AS PARTICULARIDADES DO NICHO DE MERCADO, COMO POR EXEMPLO:

 

Mercado de alimentação/alimentos -> Você precisa identificar qual área desse mercado, ou seja, qual nicho ainda tem boas chances de rentabilidade, que tenha déficit na qualidade do atendimento e dos serviços e/ou produtos oferecidos. (deve encontrar a cavidade aberta do mercado, a abertura na parede).

Exemplificando: caso você identifique uma real necessidade para venda de cupcakes não adianta tentar vender broa de milho. Você precisa ser expert em cupcakes e sua produção deve ser muito, muito melhor, assim como o atendimento e entrega dentre outros.

Outro exemplo:

Existem inúmeros blogs que falam de nicho de mercado, porém você está lendo aqui no meu blog, isso significa que estou oferecendo algo de diferente para você que não encontrará em lugar nenhum, só aqui no blog Supremo Empreendedor .

Você entendeu o que é um nicho de mercado?

 

No meu e-book , o enigma do nicho perfeito- o segredo dos empreendedores digitais eu abordo a seguinte ideia.

Não basta achar um nicho legal para atuar, você deve encontrar seu nicho perfeito para atuar.

 

Dai você vai me perguntar o porquê…. e te responderei com o mesmo exemplo anterior.

Quantas pessoas falam sobre nicho de mercado na internet?

 

Eu resolvi falar diferente, encontrei um nicho legal e que me proporcionar satisfação ao debater sobre ele, porem eu lapidei com a minha particularidade, e é ela que faz com que o que eu te ofereça seja diferente dos demais.

Fique tranquilo! Essa ideia ficará bem clara quando ler o e-book.

 ESPECIALIZANDO NO NICHO DE MERCADO

 

Ter as competências necessárias para explorar o nicho de mercado e fazê-lo rentável é fundamental. O diferencial no atendimento, serviço ou produto vai fazer com que o seu sucesso seja consolidado. Para isso é preciso foco, determinação, tempo para pesquisas e muito estudo.

MARKETING E NICHO 

 

Uma boa estratégia de markentig faz toda a diferença. O marketing vai direcionar seu publico alvo até a sua empresa/serviço/produto. Assim que definir seu nicho de mercado pense em uma boa campanha de divulgação para que sua empresa possa ser conhecida no mercado e criar uma ligação forte com seu cliente.

Na minha opinião a melhor estratégia de marketing para os meus negócios é “O Meu Jeito” , isso mesmo minha “Particularidade”, meu “jeito de ser/personalidade”. (entenda isso como a alma do seu negocio) – Marketing Pessoal!

Resolvi colocar esse ponto aqui logo no começo, por que penso que o mesmo é a coluna central no processo de escolha do nicho. Pois, você deve se conhecer e saber de suas habilidades, por que mesmo que você decida escolher um nicho que todos dizem ser ruim, você pode modela-lo e torna-lo algo inovador/ fantástico/único.

Vou te dar um exemplo. É um exemplo pessoal- reflexão pessoal- mais acho pertinente aqui.

Eu gosto bastante de musica, gosto de ouvir e tocar também. E às vezes noto algumas coisas interessantes que acontecem nesse mercado da musica que é um mercado muito promissor.

Esses dias estava refletindo e percebi o quanto as pessoas gostam e pagam (pagam caro) pelo diferente. Um exemplo disso é o cantor Pablo, Caraca! Logo no começo antes dele cantar solo, a voz dele era muito estranha para meus ouvidos, ele cantava muito diferente dos cantores de arrocha da época. E hoje te pergunto, onde estão os cantores que cantavam a mesmice? E onde está Pablo com sua voz “fina/stridente”srssrsrs??????

E não é só ele não.  Veja quando se fala em Ivete Sangalo, Claudia Leite, os clássicos do sertanejo, do regue, do rock… Olha a banda Malta, caraca!!!! O estilo dos caras é diferente. Te pergunto novamente:  Aonde eles estão?

Isso não acontece só no mercado da musica não , pesquise a historia de : Bill Gates, Steve Jobs. Mark zuckerberg, e grandes nomes de outras áreas, como por exemplo no empreendedorismo digital , pode ser em nível nacional mesmo.

Eu não vou citar nomes aqui, mas tem varias figuras do empreendedorismo digital que fico maravilhado em assistir vídeos no youtube e em seus cursos. E sabe qual é o diferencial deles, e que eles apreenderam a usar o “jeito deles” para dar um toque especial no negocio deles. (Não se preocupa que eu irei abordar tudo isso no ebook Enigma do nicho perfeito- o segredo dos empreendedores digitais, ate elaborei um método para facilitar esse processo de encontro pessoal.)

Se você está com um nó em sua cabeça, com duvidas e não sabe por onde começar. Irei te dar algumas ideias de mercado que podem ser exploradas. Lógico que tem diversos mercado e que não necessariamente você deva escolher um desses que citarei, mas listei alguns somente para ir tranquilizando a sua mente. E te dar um norte.

EXEMPLOS DE MERCADO COM ALTA DEMANDA E POSSIBILIDADES REAIS DE GANHO:

 

Saúde e Bem estar;

Entretenimento;

Finanças/investimento/dinheiro;

Alimentação;

Pet Shop;

Hobbies e afins;

Relacionamento;

Educação;

Carreira;

Sexo;

Esportes dentre outros.

Todas estas áreas tem grande potencial tanto na internet quanto no comercio convencional.

Foque em apenas um nicho de mercado (Pelo menos no inicio), se especialize e dedique seriamente a ele, desta maneira se tornará um expert e terá o retorno esperado e se consolidará no mercado.

Tem uma duvida que muitas pessoas carregam e que acho interessante abrir um parêntese aqui. Essa é:

Posso trabalhar com vários nichos de mercado?

 

A resposta é: PODE SIM! Quem determina seu limite é você! Se você acha que consegue vá em frente…  A critica que tenho a fazer é o seguinte, a sua imagem não pode se desfragmentar em varias partes, se não seu publico perderá o referencial de sua imagem. Por exemplo.

Imagine se o cantor Pablo, decidisse jogar futebol, e depois ser piloto de formula 1, e depois ator , e depois apresentador de TV….rsrrs ia chegar um momento que você iria pensar : o que esse cara que dar vida mesmo? Ou seja, você perderia a associação da imagem dele.

Então e a mesma coisa se você hoje e referencia em um mercado e decide investir em outro, e depois em outro.  Fica meio estranho saber qual a mensagem que você que passar para seu publico…concorda???

Mas isso é uma decisão pessoal, e também vai depender muito da sua particularidade/personalidade …..essa que falei agora a pouco.

Pois aos meus olhos não vejo nenhum problema se você é um médico, empresário, que gosta de carros de luxos. Poderia muito bem trabalhar  com um blog na área de medicina, outro de  negócios e outro de carros de luxo….porém isso iria depender da forma que você apresentaria sua imagem para seus clientes.

No meu caso, por exemplo, tenho duas formações diferentes e tenho algumas “paixões” como é o caso da musica e do empreendedorismo digital. A depender da forma como eu me coloco para você eu poderia muito bem dizer para ti : “olha estou agora desenvolvendo um trabalho voltado para a musica, pois quero partilhar minhas experiências adquirida nessa ramo ….”

Assim como poderia fazer um blog sobre psicologia que é uma das minhas áreas de formação..(futuramente pretendo sim abordar  esse tema, a fim de poder partilhar um pouco do meu conhecimento nessa área) … Mas vamos lá…isso não vem ao caso agora.

O que quero deixar claro é que essa questão e bem relativa, muito pessoal , isso só quem vai responder é você quando se conhecer melhor e aprender a perceber se o nicho é ou não pertinente a você. Assim saberá se dará conta de trabalhar com dois, três ou mais nichos.

ESCOLHA, PESQUISE, APRENDA, APERFEIÇOE E GARANTA SUA FATIA DO MERCADO.

 

Todo e qualquer empreendimento exige muita dedicação, esforço e algumas vezes até algum sacrifício para alcançar o almejado sucesso.

Seja um empreendimento virtual ou não, pesquisar todas as suas possibilidades e características é fundamental para que você possa fazer um planejamento embasado em dados reais.

Estude e aprenda o máximo sobre o nicho de mercado que você vier a escolher, faça cursos de especialização, capacite sua equipe, invista em uma boa ação de marketing e o mais essencial invista em você, se tiver dificuldade em conhecer melhor suas peculiaridades leia atentamente o método e responda o questionário que tem no meu e-book.

Sempre que possível recicle seus conhecimentos, busque novas tecnologias para acompanhar a evolução do seu mercado. Assim você garantirá uma boa performance diante da concorrência.

Garanta seu lugar ao sol, ou seja, conquiste o mercado com competência, atendimento de qualidade, serviços e produtos de excelência.

O empreendedor capacitado e determinado terá como recompensa o sucesso e a lucratividade merecida.

Se gostou, deixe seu comentário logo abaixo , conte sua experiência ou dificuldade… Deixe seu feedback , por que para mim é muito importante para que possa melhorar nos meus futuros post aqui no blog.

Agradeço atenção e até o próximo!

>>> Veja o Próximo Post da Sequência >> Descobrindo seu Nicho de Mercado<<<< 

13 Comentários

  1. Ótimo artigo…estou começando agora e estou com dificuldades em escolher e focar em um nicho de mercado…gostei das dicas..

    • Que bom que gostou Lary, estarei postando mais algumas dicas.. espero que possa te ajudar…obrigado pela contribuição..

  2. Marcos Guerreiro

    Bom de +…. com certeza o nicho de mercado é o ponto de partida, muitas pessoas nem sabe disso, faz as coisas na tora e depois reclama…acho que importante sim , tirar um tempo para dedicar a esse assunto…. abrass

    • Sem dúvidas Marcos, essa é a primeira etapa, e não pode ser desprezada…obrigado pela contribuição…

  3. Muito bom..:) conteúdo bem diferente do que se vê por ae….realmente um estilo diferente faz toda diferença…

  4. marco aurélio

    ótimo artigo,achei muito legal e muita informação deu pra entender sobre o assunto,estou tentando entrar nessa areá de empreendedorismo digital e to bem perdido em tentar achar o nicho perfeito onde eu possa atuar e me dedicar.

    • Marco Aurélio no começo é assim mesmo, é difícil, mais conforme vamos estudando e situando no mercado as coisas começam a ficar mais claras… qualquer dúvida estou a disposição com meu humilde conhecimento. grato pela visita!

  5. Raphael Wanderley

    Walle, obg por compartilha suas experiências.
    Eu moro numa cidade um pouco pequena (78.000 habitantes). E aqui não há investimento nenhum em Marketing Digital (100% de carência), não consigo encontrar o nicho apesar de haver inúmeras oportunidades.

    • Sei como é … eu moro numa cidade de pouco mais de 160.000 habitantes…e aqui o marketing digital é novo , imagina ae…rsrs… as pessoas assustam quando falo que trabalho com marketing digital..muitas nem sabem o que é isso…( mas fazer o que né´´…acho ótimo…muito potencial para crescer….hehe)
      Mas é assim mesmo, quando a gente quer corremos atrás …
      o que puder contribuir ….compartilharei ..abras..obrigado pela visita…gratidão!

  6. Ótimo conteúdo Walle, fico feliz de encontrar conteúdo valioso como o seu no mercado nacional. Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao ebook. Gostaria de saber maiores informações do conteúdo, como quantidade de páginas, capítulos, essas coisas… Um grande abraço!

    • Olá Caco, Obrigado por sua visita aqui no blog..gratidão total!
      Olha meu e-book , enigma do nicho perfeito, eu abordo todo conteúdo necessário para começar seu negocio na internet, como escolher seu nicho de mercado, analise do mercado a níveis técnicos e a nível psicológico do seu público. O e-book tem 68 páginas com conteúdo pratico, mostro na pratica….logo em breve farei uma atualização dele…
      Qualquer coisa estou a disposição…

Deixe uma resposta