7 Dicas Para Lidar Com a Concorrência

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Salve, Salve Águia!

Neste artigo irei abordar 7 dicas para você lidar com a concorrência em seu negócio na internet, seja com produto físico ou digital.

Seria extremamente interessante se não houvesse concorrentes para que você dominasse inteiramente o mercado. Porém sem a concorrência você não teria parâmetros para saber se sua empresa está prestando um bom serviço ou oferecendo um bom produto, por isso é de extrema importância a análise da concorrência.

 A concorrência pode ser uma excelente aliada, tudo depende do seu ponto de vista.

 

Irei passar algumas dicas de como se portar diante da sua concorrência e se tornar referência no seu nicho de mercado. São algumas diretrizes que se forem seguidas vai tornar sua empresa mais competitiva.

01- Conheça seus concorrentes! Faça uma análise da concorrência!

 

Pesquise e analise calmamente a sua concorrência. Tire um tempo para que você possa prestar a atenção necessária na forma que seu concorrente trabalha, quais são os seus maiores êxitos e quais são seus erros. Conheça os produtos e serviços prestados, verifique qual é a presença online do seu concorrente e há quanto tempo ele está no mercado.

02 Ética:

Respeite seus concorrentes, pois estão todos em busca de uma chance no mercado como você. Ser ético é extremamente importante, pois você pode encontrar em seu concorrente um bom parceiro. Por isso mantenha sempre sua integridade moral para ser respeitado. Uma boa reputação no mercado abre novas portas e lhe dá muitas possibilidades.

03 Transforme seu público alvo em parceiro:

Quando você consegue fidelizar seu público e /ou seus clientes, através de um serviço ou produto de qualidade e tendo um atendimento de excelência certamente será mais difícil perde-los para a concorrência. Trate seu cliente como um bom amigo, dê a ele a atenção necessária, esteja pronto para resolver junto a ele possíveis problemas e trazer soluções rápidas e satisfatórias. Sempre busque saber quais as opiniões e sugestões de seus clientes, deixe sempre a disposição deles, questionários online, verifique as opiniões em redes sociais, toda informação é de suma importância e muito bem vinda.

04 – Cumpra os prazos e honre sua palavra:

Para lhe dar melhor com a concorrência e sair na frente é preciso cumprir o prometido. Para isso é preciso cuidar de perto da qualidade dos produtos, verificar in loco o resultado de uma prestação de serviços e principalmente cumprir os prazos prometidos. Assim você vai sobressair aos seus concorrentes diretos e garantir a fidelidade dos seus clientes.

05- Divulgue e invista no seu diferencial de mercado:

O que antes era chamado de divulgação boca a boca agora tomou um âmbito muito maior, ela ainda existe principalmente através das redes sociais. E é através de seus clientes que seus diferenciais serão exaltados. Porém uma ação de marketing bem planejada para evidenciar o diferencial que sua empresa oferece dentro do seu nicho de mercado é bastante interessante e deve ter como um dos canais mais bem trabalhados a internet.

06-Inove e busque outras possibilidades:

Redescobrir as novas necessidades e oportunidades dentro do seu nicho de mercado é essencial para a continuidade e crescimento da sua empresa.  Busque novas parcerias com novos fornecedores e parceiros, esteja atento ao perfil dos novos clientes. Busque novas tecnologias e as façam aliadas para as melhorias necessárias dos seus produtos e serviços.

07- Não cometa o suicídio da guerra de preços:

Um dos maiores erros cometidos por empreendedores na disputa pelo mercado tentando combater a concorrência é a guerra de preços. Não há um vencedor em uma guerra de preços. Quem embarca nesta ação consegue desvalorizar seu produto e serviço e pode comprometer gravemente seu fluxo de caixa colocando em risco a saúde financeira da empresa.

Resumo:

  • Conheça seus concorrentes, saiba mais sobre eles e acompanhe de perto o seu modo de agir no mercado.
  • Respeite seus concorrentes e garanta uma boa reputação no mercado.
  • Seu publico alvo e seus clientes devem ser tratados como um bom amigo.
  • Cumpra os prazos, faça as entregas dentro do prometido, verifique a qualidade dos seus serviços e da prestação de serviço.
  • Divulgue seus diferenciais e conte com seus clientes exaltar o que sua empresa oferece de melhor.
  • Inove sempre e conte com as novas tecnologias para trabalhar em prol de um melhor desempenho;
  • Jamais caia na armadilha da guerra de preços.

Deixe uma resposta