DESCOBRINDO SEU NICHO DE MERCADO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Salve, Salve Águia!

Na postagem anterior foi abordada uma introdução sobre nicho de mercado. Talvez você ainda não tenha decidido como escolher seu nicho de mercado, por isso nessa postagem aqui irei trazer mais alguns tópicos para te auxiliar na escolha de seu nicho de mercado.

Se você não leu a postagem anterior (Introdução sobre nicho de mercado) recomendo que leia antes de continuar, assim terá um melhor entendimento.

Então, vamos prosseguir!

Recomendação para escolha do seu nicho de mercado!

 

No final da postagem passada eu tinha destacado a dúvida em relação a trabalhar com vários nichos. Queria fazer um complemento e deixar algumas dicas aqui ainda sobre esse tópico.

O recomendado é que no inicio você foque todo seu esforço em um único nicho de mercado

Se tiver interesse em trabalhar com mais outro nicho, tente levar em consideração sua particularidade, ou pelo menos tente deixar sua característica no seu trabalho. Não tenha medo de fazer um trabalho diferenciado.

Consideração para escolher seu nicho de mercado:

Satisfação X Rentabilidade

Essa questão é outro tópico que abordo em meu e-book Enigma do nicho perfeito- O segredo dos empreendedores digitais, aqui você  tem que ter um pouco de bom senso e saber ponderar quando for escolher seu nicho, pois:

Sem dúvidas nenhuma, a satisfação é muito importante na realização de qualquer atividade, sem ela a atividade se torna punitiva ou um peso para você.  O ideal é que você possa escolher seu nicho de maneira que ao falar sobre ele, você se sinta bem, alegre, satisfeito/a. Dai você poderá juntar o útil com o agradável, pois imagine escolher algo que goste e que te faz bem e ainda por cima ganhar dinheiro com isso. Eu diria que isso é fantásticoooo!

Porém existe também o outro lado, que é quando você sabe que tem um  mercado muito promissor, fez várias pesquisas e teve comprovação da rentabilidade do mesmo, mas não se identifica nenhum pouco com esse. Se você estiver decidido em prosseguir na escolha do seu nicho desta forma o que eu recomendo é o seguinte: Use sua particularidade para dar gosto/alma ao nicho.

Coloque uma característica sua na “massa do negocio”, deposite emoção nesse trabalho de uma maneira que ele possa significar algo para você.  Por exemplo:

Você decidiu trabalhar com o mercado de “Produtos naturais”. Digamos que é o mercado do momento e apresenta ótima possibilidade de lucro. Porém você não sabe nada sobre esse mercado.

O que fazer?

Eu faria o seguinte:

Primeiramente listaria todos os tópicos que liga a minha pessoa com o nicho escolhido.

Não sei nada sobre produtos naturais.

Quero aprender mais sobre produtos naturais e seus benefícios

Irei procurar pessoas que tem conhecimento sobre produtos naturais.

Vou ler testemunhos sobre os benefícios dos produtos naturais.

Queria saber se algum produto natural me ajudaria com algum problema meu.

E quais produtos poderia ajudar algum conhecido meu.

Etc..

Somente seguindo essa pequena dica, eu diria que você já conseguiria sintonizar com seu nicho de mercado escolhido, mesmo que a principio você não tenha nenhuma motivação para com ele.

Agora imagine…

Quantas pessoas somente aqui no Brasil não sabe nada de produtos naturais?

Quantas pessoas gostariam de aprender mais sobre os benefícios dos produtos naturais?

Quantas pessoas gostariam de ter uma referencia confiável para recorrer nas duvidas sobre produtos naturais?

Quantas pessoas vivem a procura de uma solução para seus problemas?

 E quantas interessariam em testemunhos de pessoas que já passaram por problemas semelhantes?

Quantas pessoas indicariam um produto para um conhecido que sofre com algum incômodo?

Agora pare um pouco e veja o que eu acabei de fazer.

Basicamente construir todo perfil de um nicho para começar trabalhar, e o melhor é saber que estarei desenvolvendo um trabalho que ajudara muitas pessoas , porém o maior beneficiado será eu , por que todos os pontos em questão da minha lista irão ser alcançados. (é claro que isso é só um exemplo, você terá os seus pontos).

Quando decidir criar um blog sobre empreendedorismo, do qual pudesse ajudar  pessoas que estão iniciando seus negócios eu levei em consideração alguns pontos.

Gosto e tenho muito interesse sobre empreendedorismo , principalmente voltado para o mundo digital, esse é um tema que com certeza me proporciona muita satisfação, consigo ler , assistir vídeos , fazer pesquisa com a motivação lá em cima…  Não canso de ler sobre esse assunto…

O empreendedorismo digital é algo muito amplo e tem muitas brechas para atuar, tem espaço para todo mundo. Muitos falam que o mercado está saturado, mas não vejo dessa maneira.

Você pode perceber, por exemplo, que tem vários cursos ensinando a montar seu negocio na internet, algumas pessoas identificam com o curso A e outras com o curso B. Eu particularmente me identifiquei muito com essa metodologia aqui,  pois não tem enrolação, linguagem super clara, e  o melhor revela toda informação necessária para o negocio decolar.

A mesma coisa aconteceu com algumas metodologia sobre nicho de mercado, quando comecei a estudar sobre (nicho de mercado, como escolher nicho, segmentação, etc),  percebi que tinha muita coisa interessante mas também muita coisa que considerei como “lixo virtual”. Talvez pelo o assunto não ter suprido minhas expectativas ou por ter um direcionamento para outro perfil do qual não era o meu.

Isso poderá acontecer também com você, por exemplo, como meu objetivo é ajudar empreendedores aprendiz que desejam fazer seus negócios decolarem, caso você fuja desse perfil de publico talvez meu blog não te agrade.

Mas isso será super normal. Talvez um dos maiores erros do empreendedorismo e tentar agradar a todos.

Ainda bem que estamos falando sobre nicho de mercado, e o que tem que ficar bem claro é que o único público que você deve se preocupar na satisfação, é o publico do seu nicho de mercado.

Como usei minha particularidade na escolha do meu nicho, eu tenho como critério para saber a qualidade do meu conteúdo o seguinte: Eu escrevo, releio e vejo se as informações contidas seriam uteis para mim há alguns anos atrás. Se passar nesse teste, eu sei que terá um publico com as mesmas dúvidas, ou dúvidas semelhantes ao que tive. É paraa esse público que escrevo.

Mas você pode avaliar a qualidade de seu trabalho de outras maneiras. Além de você mesmo se auto avaliar, pode pedir alguém que tenha perfil do seu nicho de mercado para avaliar (também faço isso, quando peço seu feedback, nos comentários), ou pode fazer pesquisas e testes e depois verificar quais opções estão sendo mais vantajosas.

Seja qual for à metodologia que você optar sempre terá um publico que identificará com sua mensagem, assim também terá o publico que não será atingido. Mais o grande segredo, o que faz valer a pena é o poder da segmentação de mercado. Tratarei esse assunto em uma próxima postagem.

3 Comentários

  1. Rafa

    Ola, legal seu blog. Na verdade estou em busca de conhecimento a alguns dias, parece que acordei em um certo momento com sede de conhecimento digital. Então resolvi buscar, estou iniciando ainda, e então, fui pesquisar o que é esse tal de nicho ( rsrsrs), e vim parar aqui. Li seus 2 posts, a introdução e essa, e posso te dizer que gostei muito, afinal nunca comentei em nenhum blog, isso que ja visitei vários. Gostaria de te parabenizar. Continue assim, fazendo o que gosta, ganhando seu pãozinho de cada dia (rsrrs), a ajudando pessoas que também querem sobressair na vida. beijos

Deixe uma resposta